Escrito por Alexandre Pereira, Presidente da ANSEDITUR.
O Ministério do Turismo (MTur) lançou recentemente a revista eletrônica “Tendências do Turismo 2024”, que traz os principais interesses de viagem do turista atualmente, abordando *cinco* macrotendências e 15 microtendências para este ano de 2024. Como vem sendo observado antes mesmo da pandemia, mas com um forte crescimento a partir de então, a sustentabilidade ganha cada vez mais importância para o turista. Destinos que adotam práticas sustentáveis e investem em inovação pensando na preservação do meio-ambiente estão em vantagem com relação aos demais.
O turismo de experiências, onde o viajante procura desfrutar da cidade de uma forma mais autêntica e participativa, ao invés de se limitar a visitar pontos turísticos, continua ganhando adeptos. Experiências únicas e customizadas estão no foco do viajante de hoje. As viagens de saúde e bem-estar, onde descansar é tão importante quanto se divertir, são também uma tendência em alta. Viagens mais longas, com uma programação menos intensa, vêm conquistando adeptos. O turismo de luxo também aparece em alta nas intenções de viagem em 2024. E não necessariamente acompanhado de um aumento de gastos. Reduzir custos para ter acesso a uma ou outra experiência de luxo tem sido uma prática identificada pelo MTur.
Um ponto que também foi identificado como megatendência é o nomadismo digital, que ganhou força após a expansão do trabalho remoto. Uma rotina mais livre de amarras e flexível é o grande foco desse tipo de viajante. Além disso, inovação, turismo promovido por eventos musicais, experiências gastronômicas, turismo esportivo, são algumas das microtendências apontadas pelo Ministério do Turismo.
É com alegria e muito orgulho que vejo que em Fortaleza, a Prefeitura vem fazendo seu dever de casa com eficiência, investindo na capacitação do destino para receber esse novo perfil de turista, surgido principalmente no pós-pandemia. No ano passado, por exemplo, fomos um dos dez destinos selecionados pelo Ministério do Turismo (MTur) para participar da Estratégia Nacional DTI Brasil, que visa capacitar as cidades selecionadas para serem destinos turísticos inteligentes.
Fortaleza também está participando do Programa Turismo Futuro, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que contribui para a competitividade e a sustentabilidade do setor do turismo na América Latina e Caribe (ALC), por meio da adoção de tecnologias digitais e emergentes. A Cidade também vem ganhando reconhecimento internacional e conquistando prêmios importantes. Referência em mobilidade urbana sustentável, Fortaleza ficou em 1º lugar em 2023 na Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), que incentiva a priorização da bicicleta como meio de deslocamento a partir de inovação da malha cicloviária, que prevê reforço na segurança para os ciclistas e mais conexões entre as infraestruturas.
No mesmo ano, a capital cearense ganhou o Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. Sua política de readequação da velocidade venceu a categoria “Iniciativas em favor da segurança viária”. Uma realização da Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com o Mobilidade Estadão, a comenda enaltece projetos em favor da mobilidade ativa e que priorizam a redução de sinistros. Outro reconhecimento, entre outros, foi o do Parque Rachel de Queiroz, que conquistou o primeiro lugar do prêmio de Obra do Ano da plataforma Archdaily, um dos principais portais de arquitetura, urbanismo e design do mundo.
Em termos de experiências, a Secretaria Municipal do Turismo (Setfor) em focado em projetos que priorizam rotas criativas voltadas para os mais diversos tipos de viajantes, focando na gastronomia, na aventura e no turismo náutico, entre outros. O nomadismo digital também tem estado no foco da Setfor, que lançou o Selo Nômades Digitais e incentiva os estabelecimentos da cadeia turística – como meios de hospedagem, bares, restaurantes e coworkings – a oferecerem serviço de qualidade e benefícios a clientes que se encaixam na definição desse perfil.
No que diz respeito ao turismo de luxo, também identificado pelo MTur como tendência em 2024, Fortaleza vem se destacando. A Cidade ficou em terceiro lugar entre os destinos favoritos dos viajantes brasileiros do segmento, ficando atrás de Fernando de Noronha e Gramado para viagens este ano. Os dados constam da terceira edição do ILTM & Panrotas Annual Luxury Travel Report – Brazil and Latam 2023/2024 – Anuário de Viagens de Luxo.
O Réveillon de Fortaleza, com suas atrações locais, nacionais e internacionais, é uma prova de outra tendência identificada pela publicação do MTur: o turismo musical. Em um cenário de constantes transformações no setor, Fortaleza se destaca como um protagonista e se consolida como um destino para viajantes em busca de experiências autênticas e memoráveis.