A Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará) anunciou, ao final da última semana, um aumento de 8% nas tarifas de água e esgoto aqui no Ceará. Esse índice é o dobro da inflação acumulada dos últimos 12 meses (inflação de 3,9%, acumulada de 12 meses até maio). Bom registrar que há nove meses, em 2023, a Cagece havia dado um outro aumento de 14% da tarifa de água e esgoto, aumento esse que já foi três vezes maior que a inflação acumulada do ano.
Essa série de reajustes muito acima da inflação comprometem o orçamento das famílias cearenses e precisam ser explicados à nossa população pela Cagece e pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (ARCE)! Ainda mais porque há muitas reclamações da população em relação aos serviços prestados pela Cagece. Listo alguns problemas por aqui. Primeiro, as grandes ineficiências operacionais da Cagece.
Vocês sabiam que há uma estimativa de 44% de desperdício de toda a água potável que é tratada pela Cagece. Seja por roubo, fraude ou vazamento? Essa conta da incompetência da empresa acaba sendo paga pelo povo cearense! Segundo, o serviço na ponta para a população é precário em muitas dimensões. Seja pelo abastecimento irregular e instável de água em muitas comunidades cearenses cobertas pela Cagece, seja pela falta de rede de esgoto conectada aos domicílios na grande maioria do nosso Estado, ou seja pelos péssimos e incompletos serviços de pavimentação após obras da empresa.
Mas a pergunta mesmo que não quer calar é: “Como está sendo financiada essa PPP (Parceria Público Privada) de Saneamento aqui no Ceará?”. Essa PPP foi muito celebrada pela possibilidade de expandir a rede de saneamento aqui no estado, mas nunca ficou transparente como o Governo do Ceará, por meio da Cagece, iria pagar essa conta? Como a empresa privada seria remunerada pelos investimentos privados feitos?
Será que esses aumentos abusivos das tarifas de água e esgoto, muito acima da inflação, continuarão acontecendo ano a ano como forma de remunerar a empresa que compõe essa PPP? Se assim for, é o bolso do cidadão cearense que está financiando a PPP e não os recursos próprios do Governo do Estado e/ou da Cagece.
Por essa razão, é preciso que o Governo do Estado, Cagece e Arce se pronunciem sobre as razões desses últimos aumentos abusivos e, principalmente, se pronunciem sobre se esses aumentos, e eventualmente os próximos aumentos, tem alguma relação com a PPP do Saneamento ?